segunda-feira, 28 de março de 2016

Existem padarias e existe a Santa Cruz

Imagem: Facebook Padaria Santa Cruz
Cravada desde 1959 no centro do Recife, mais precisamente no bairro da Boa Vista na Rua da Santa Cruz, está a padaria Santa Cruz. Com 57 anos de existência ela figura entre as raras padarias mais antigas do Recife, ainda em atividade, apesar de sua rotina comercial produtiva e dinâmica como a de qualquer padaria jovem. 
Na contramão das padarias modernas e gourmet, com enormes áreas para todos os tipos de refeições, conveniência diversificada e amplos estacionamentos, a nossa querida Santa Cruz navega "lusitanamente" como as caravelas imponentes que aqui atracaram em terra firme, quando ainda não eramos Brasil. Com a padaria Santa Cruz certamente não se aplica o célebre ditado norte americano de que "no parking, no bussines". Além de sua qualidade e tradição atraírem os consumidores, isso também se dá ao fato de estarmos tratando do negócio padaria que, por natureza, é um exterminador de paradigmas. 

Foto: Facebook Padaria Santa Cruz
Sem a modernidade caricata e modista que muitas vezes domina a arquitetura de determinados tipos de empreendimentos, a panificadora, apesar de já ter sido reformada, aposta na tradição e nos convida para um resgate na história, pois ainda guarda impressões bem lusitanas observadas em sua logo marca, no seu layout de atendimento, em seus azulejos decorativos e no que ela tem de melhor: os seus produtos originalmente portugueses! No poder de fogo gourmet desta caravela portuguesa, para quem tiver o prazer de embarcar, irá provar os verdadeiros e deliciosos pastéis de nata, o tradicional pão de ló feito na forma de papel, biscoitos de castanha entre outras especialidades. 


Facebook Padaria Santa Cruz
No arsenal dos lanches de balcão, também é possível saborear perfeitas esfirras fechadas, pizzas com aquela massa fofinha que lembra cantina de colégio, um digníssimo pão francês na chapa que de tão crocante dá até pra comer sem nada e a inconfundível torrada de manteiga, que tanto o saudoso Sr. Eduardo Amorim fazia questão de oferecer a cada cliente ou fornecedor que o encontrasse por lá.
Infelizmente o Sr. Eduardo Amorim nos deixou neste último sábado em Portugal. 

Aos familiares meus sinceros sentimentos e conforto de Deus. O legado desse grande panificador permanece nas gerações que seguem firme e forte no comando da caravela Santa Cruz.

Serviço:
Rua da Santa Cruz, 101, Boa Vista.
Funcionamento: Segunda a Sábado
Horário: 06h00 as 19h30
Contato: (81) 3231.3009
https://www.facebook.com/padariasantacruzrecife

domingo, 6 de março de 2016

Shimura, a renovação das padarias em Shoppings Centers.


Rogério Shimura é um padeiro que vem, há pelo menos 10 anos, pavimentando com muito empreendedorismo e criatividade a estrada desafiadora, porém preciosa, da panificação no Brasil. Após resgatar, difundir e consolidar o conceito da fermentação natural, tendo como ponto de apoio a Levain, sua escola de panificação em São Paulo no bairro do Ipiranga, Shimura, como é chamado, colocou em prática ainda no ano passado o seu grande projeto de padarias em shoppings centers (vídeo Shimura). No curso que fiz na sua escola em 2014 e durante visita a Fipan em 2015, pude ver o embrião desse projeto em plena atividade, pois ele já experimentava o conceito em seus stands nas feiras de panificação que participava. Claro que ele não inventou a roda e nem é o primeiro a trilhar por este nicho de mercado, mas seu modelo de quiosque com foco em pães especiais, produção aparente, toque artesanal e o fato de ser padeiro, já o diferencia bastante dos modelos praticados anteriormente por outros empresários que ousaram ao abrir padarias em shoppings. Aqui em Recife tivemos, há mais ou menos 15 anos atrás, quando o Google era um bebe e o acesso a internet era discado, duas maravilhosas iniciativas de padarias em shopping centers. Uma foi a Promenade, localizada
no Plaza Shopping, no bairro tradicional de Casa Forte. Era uma padaria que já se utilizava do conceito gourmet/delicatessen, oferecendo produtos importados, adega de vinhos e uma panificação/confeitaria bastante sofisticada. A outra foi a Planet Pão Coffee Shop no Shopping Recife que teve mais êxito, pois inovou oferecendo aos seus clientes, agilidade de serviço, self service de café da manhã, ceia da tarde, encomendas, entregas, sanduíches de metro e o mais importante, a abertura da loja em um horário especial que permitia aos clientes, entrar no shopping ainda com as lojas fechadas e comprar bem cedinho aquele pão quente saindo do forno!
Infelizmente essas duas padarias já não estão mais operando nos shoppings citados, mas fizeram muito sucesso no período de suas atividades. A Planet Coffee Shop do mesmo proprietário da Planet Pão, fechou a loja em 2015. A loja inicial do grupo ficava fora do shopping na Av. Conselheiro Aguiar. Esta ficou conhecida por oferecer um reforçado café da manhã para os baladeiros da madrugada! Hoje no mesmo local está a Padaria Molino.
Embora ainda seja um nicho de mercado em desenvolvimento, existem sim, pelo Brasil afora, outros bons exemplos de sucesso de padarias operando em mall, como é caso da Romana, no Shopping D. Pedro em Campinas. Temos também a Perini no Shopping Rio Mar aqui em Recife, que hoje é um auto serviço, mas que teve, em Salvador, a padaria como origem do seu negócio. No próprio Shopping Recife existe a Pão Doce com foco maior em confeitaria, que fica na praça de alimentação no 2º Piso. Quem souber da existência de mais padarias em shoppings centres, fique a vontade para registrar!
Ao Shimura e a estes empresários, amantes da panificação, o meu respeito e admiração pela ousadia de se arriscarem em um ambiente competitivo de alto custo, mas de muita recompensa para quem trabalha em alta performance oferecendo atendimento, produtos e serviços acima das médias convencionais de mercado.
Serviço:
Shimura Pães e Doces
Shopping Pátio Paulista 
R. Treze de Maio, 1947 - Bela Vista, São Paulo.

Levain Escola de Panificação e Confeitaria 
Rua Dom Lucas Obes, 494- Ipiranga - São Paulo -SP. fone:(11) 4561-5730 e-mail: levainescoladepanificacao@gmail.com 
site: http://rogerioshimura.wordpress.com/

terça-feira, 1 de março de 2016

Sex Machine Gourmet

















Em setembro de 2015, visitei em São Paulo a Equipotel que é uma das maiores e mais tradicionais feiras do setor de hospitalidade, food service, turismo e similares.

Com 54 anos de existência a Equipotel está entre as 5 maiores feiras do mundo no setor e promove tendências, inovações da indústria, serviços, equipamentos e alimentos. Sem dúvida é um dos mais importantes momentos de encontros para os operadores das mais distintas atividades do segmento.
Nessa visita, dentre muitas novidades interessantes como um stand que simulava um grande hotel modelo, me deparei com esse cozedor de massas totalmente automatizado da Tramontina, em exposição no seu gigantesco stand (ver vídeo). Um equipamento essencial para cozinhas de hotéis e industriais, redes de restaurantes, centros técnicos e, até mesmo, para padarias de médio a grande porte
Ao filmar esse sonho de consumo da maioria dos chefs de cozinha, só consegui imaginar o nome sex machine gourmet para batizar a beldade!

Serviço:

Cozedor de Massas Tramontina
http://www.tramontina.com.br/produtos/categoria/4165-cozedores-de-massa
Equipotel
http://www.equipotel.com.br/